O BTT POR TERRAS MOURAS XELB...

Friday, September 29, 2006

O Grande Xelb Hadra Kura 2006


No passado dia 14 de Maio, rumaram a Silves (Xelb) 150 betetistas dispostos a enfrentar a bonita serra, que em 1998 foi palco da taça do mundo em BTT.
A organização do evento esteve a cargo do recém formado Clube Xelb e contou com dois percursos: um com 40 km de dificuldade média/ alta e outro com 60 km de dificuldade alta, ambos de andamento livre.
“Xelb Hadra Kura” foi o nome escolhido para o evento, assinalando-se assim a forte influência árabe que esta cidade teve no passado e que ainda se reflecte nos dias de hoje, tendo sido esta a edição 2006.
Ás 9 horas em ponto e após ter sido feito o breafing, os atletas iniciaram marcha rumo ao sobe e desce constante. O “Xelb Hadra Kura” alternou, ao longo dos seus 60 km, as subidas íngremes que desafiaram os limites dos atletas com algumas zonas rápidas que elevaram a adrenalina ao máximo. Pelo caminho contaram com a presença de algumas ribeiras, barragens e alguma vegetação rasteira. Os eucaliptos que outrora inundavam de sombras a serra foram infelizmente devastados pelos incêndios dos 2 anos transactos.
Toda a logística montada esteve, segundo diversos participantes, ao nível de todo o evento: boas marcações, onde não faltavam indicações de zonas perigosas; dois abastecimentos diversificados e bem distribuídos (20 km e 41 km); viaturas que seguiram os atletas em toda a extensão do percurso e, para terminar, os atletas foram brindados com um restabelecedor almoço num restaurante da zona, onde não faltou a sopa, a carne, a sobremesa, águas, sumos, vinho e cerveja.
Em suma, foi um Domingo bem passado no barlavento algarvio, onde 150 bravos venceram este desafio lançado pelo Clube Xelb, que para o ano conta com todos para invadir a serra de Silves na edição 2007 do “Xelb Hadra Kura”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home